domingo, 4 de dezembro de 2011


- No Rabo do Rato  - I

Cuidado com romulanos que oferecem presentes...

No Mercado de Software e Hardware existem somente dois tipos de componentes e produtos: originais ou “muy amigos”. Na hora da compra e/ou venda de um produto, milagres não existem (pelo menos os até hoje conhecidos e estudados...).

BRASIL– É o paraíso da mutreta. E infelizmente com a conivência de muitos consumidores, que na hora de comprar o tão sonhado computador ou programa, por questões de preço, “vantagens” e/ou de empurra mesmo, acabam aceitando comprar máquinas montadas em fundos de quintais com softwares bucaneiros e vendidas por lojas de lindas fachadas e atendimento glamuroso, localizadas, inclusive, em shopping centers, e que na hora da emissão da nota fiscal de venda, com um singelo carimbo, isenta-se de alguns  problemas do tipo: “Não houve instalação de software nos equipamentos constantes desta nota fiscal”. Não? O que é aquilo escrito na tela de boas vindas “Wind...”?  Depois que “deu pau”, quem é o responsável? O vendedor “amigão” que “no barcão resorve tudo”, ou você  que adota a “Gerson’s Law” e aceitou o Frankstein com um papagaio no monitor?  

MILAGRES – Cofigurações básicas com uma “turbinadinha de 1 Ghz, nitrado com um HD de 200 Gb e um pacotão de softwares (a grande maioria ridículos e inúteis) oferecidos e incluídos “de grátis”, enciclopédias imensas, trocentos joguinhos Demo, programas Sharewares (programas gratuitos para testar que, depois de expirados para continuar tem que pagar) bem comum só para citar o caso do mais conhecido Anti-Vírus do mercado e os mais diversos lixos instalados para demosntrar todo o poder de seu disco rígido. Tudo baratinho, né louro?

GARANTIAS – E aí, a “porca também torce o rabicó” (fabricado por microZoo), pricipalmente quando nosso amigo Frank cisma de “abrir o bico” uma settimana depois de vencida a “garantia” (com peças com garantia maior ainda utilizáveis)! Você acha que isto é o pior? NÃO!  O importabando (para o leigo, importador de contrabando) também pesa se o computador ou componente foi adquirido num “esecutivo de frontiera”, pois é ele quem dá a garantia do produto lá “fuera” (aiii, disso eu sabia, mas o precinho...). Micros montados carregam dentro deles, componentes com garantias diferentes e, sem ter conhecimento disso, você pode estar jogando fora seu HD, pente de memória, processador... Por exemplo, no caso de um processador UAI “box” (peças do varejo que vêm na caixa) original avulso, o mesmo tem garantia de três anos. Para peças produzidas para vender a  baciada OEM (original equipament manufacture), a garantia é menor, que vai de um ano a três meses (e aí o preço também cai). Como as garantias são variadas, um HD pode ter de 90 dias a cinco anos variando de marca para marca, uma motherboard de três meses, seis meses, um ano até três anos. Monitores, independentemente da marca, têm um ano. Por isso informe-se sobre a garantia individual das peças que compõem o Frank. Se o seu problema estiver em um componente fabricado no Brasil, e o mesmo estiver na garantia, este pode ser trocado sem custo algum, pagando tão e somente a taxa de serviços da loja pelo fim da garantia do PC.  Se o componente for importado...

GERALMENTE – É nessa hora que os “vendedores amigões e seus técnicos picaretas” bicam o seu biscoito, aproveitando-se da sua desinformação. O cara abre sua máquina, vê que o problema está na motherboard e percebe que esta tem três anos de garantia. Pronto! Ele te retorna falando que a dita cuja queimou e na maior cara de pau diz que, para trocá-la vai custar tanto. Fora o café do louro. Você vai lá, paga, eles trocam a peça e a mesma é reposta pela garantia ficando a bufunfa do conto do vigário no bolso do “amigão”. E você ainda indica pra todo mundo o “amigão gente fina” que te quebrou um galhão e que, se “chorá”, ainda  morre um descontinho”. Você é leigo? Evite essas “arapucas”. Compre seu micro montado numa loja idônea, com uma configuração que atenda realmente suas necessidades, com nota fiscal do PC, dos periféricos e respectivos softwares originais se houverem (periféricos = impressora, scanner, etc...) e havendo Sistema Operacional Windows,  seja lá a versão instalada, exija a nota fiscal do software à parte para o registro da cópia junto à Microsoft . Se não tiver, tem tapa olho na certa (e futuramente, dor de cabeça). Existem lojas que dão garantias extendidas próprias. A máquina fica um pouco mais cara se você fizer esta opção de, por exemplo, dois anos sendo, um ano da fábrica e um da loja, geralmente valendo mesmo a da fábrica que é de um ano para a CPU e muitas vezes incluindo o monitor.  Abra o olho. Isso é ser esperto. Você tem direitos sim, mas exercite também seus deveres. Depois não adianta ligar para reclamar de ter que pedir o pé pro louro para inicializar o sistema. “Currupaco e ciao”!

*Silvio Semprini é italiano, professor de italiano, cozinheiro italiano e exímio xereta italiano do mundo virtual e novas tecnologias.   

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